Satisfeitas, porém infiéis aos produtos de beleza

Postado por sophiamind em 05/03/2010 às 17:20

Categoria: Beleza Consumo | Tags: , , , ,

Segundo estudo da empresa Sophia Mind, 79% das mulheres usam produtos de beleza regularmente.

A preocupação com a beleza ou a simples vontade de melhorar uma determinada parte do corpo faz com que 79% das mulheres usem produtos de beleza regularmente. 83% das mulheres estão satisfeitas com as ofertas que estão no mercado atualmente, porém apenas 6% são verdadeiramente fiéis e não trocariam seus produtos habituais em nenhuma situação. Estes são alguns dos resultados da pesquisa realizada em dezembro de 2009, com 1.311 mulheres, entre 18 e 60 anos, no Brasil pela empresa Sophia Mind – nova empresa do grupo Bolsa de Mulher, 100% focada em pesquisa e inteligência de mercado envolvendo o público feminino.

A pesquisa revelou que a principal insatisfação das mulheres com a aparência é estar acima do peso ideal. O segundo motivo apontado são os cabelos. 95% das mulheres mudariam uma parte do corpo se fosse possível – barriga e seios são as que elas mais gostariam de mudar. Mesmo as satisfeitas com a aparência, não dispensariam a chance de mudar alguma coisa.

A opinião de outras pessoas é importante para as mulheres se sentirem bem. Amigas e profissionais da área de beleza normalmente são as fontes de novidades e, ao mesmo tempo, indicam o uso de produtos específicos.

Entre os produtos mais usados estão: produtos para os cabelos, cremes hidratantes e maquiagens. O uso de alguns produtos varia de acordo com a idade e renda. O aumento da renda familiar faz com que aumente o consumo em todas as categorias investigadas. Os atributos mais importantes para a compra são: a percepção de qualidade (87% não abrem mão) e o preço (51%).

O gasto médio mensal com produtos e serviços relacionados à beleza é, aproximadamente, R$177. Porém, em uma situação de crise financeira, freqüentar o salão de beleza seria o segundo item a ser cortado do orçamento das mulheres, enquanto a compra de produtos de beleza é uma das últimas opções.

A internet e redes sociais têm papel importante na decisão de compra. 88% das mulheres usam a internet para buscar informações de produtos de beleza – a maioria busca dicas de como utilizar.

A quantidade de marcas citadas pelas entrevistas para produtos de cabelo, pele e maquiagem foi muito grande, sendo que a Natura está entre as mais lembradas nas três categorias.

Baixe o PDF

Compartilhe:

Outros

Comente

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.